sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pós-Graduação em Didática para Educação Bilíngue

Pós-Graduação em Didática para Educação Bilíngue

Instituto Superior de Educação de São Paulo / Singularidades
www.singularidades.com.br

Objetivos do curso:

* Formação de profissionais para o planejamento, a implementação e a avaliação de programas de educação bilíngue;
* Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.

Módulos do curso:

* Revisitando as Teorias de Ensino e Aprendizagem
* Teorias de Aquisição de L1 e L2
* Infância, Cultura e Sociedade: O Contexto Global
* Epistemologia da Língua Escrita
* Didática do Ensino de Línguas Estrangeiras
* Currículo Integrado: Interdisciplinaridade e Transdisciplinariedade
* Letramento no Ensino de Língua Estrangeira
* A sociedade Global e a Diversidade: Trabalhando com Famílias
* Identidade, Subjetividade, Afetividade e Cultura em Educação Bilíngüe
* Perspectivas Internacionais em Educação Bilíngüe
* Prática Supervisionada + Metodologia de Pesquisa para Elaboração de Monografia
* Didática do Ensino Superior

Metodologia:

* Carga-horária: 360 horas presenciais
* Aulas expositivas, leituras, trabalhos em grupo, análise de atividades didáticas, prática de estágio supervisionado;
* Suporte virtual aos estudos;
* Orientação na escrita de monografia de conclusão de curso;

Corpo Docente:

Profa. Dra. Gisela Wajskop
Profa MS. Ivaneide Dantas da Silva
Profa MS. Selma de Assis Moura
Profa Karina Sanghikian
Profa Elisa Grinspun

Curso: Alfabetização e letramento na educação bilíngue: aportes teóricos e metodológicos

Este é um curso que será oferecido pelo SINPRO (sindicato dos professores do Estado de São Paulo). Para obter informações, mande email para Mara do SINPRO, no email mara@sinprosp.org.br ou no telefone 5080 59 74.

Fevereiro 2010
Alfabetização e letramento na educação bilíngue: aportes teóricos e metodológicos
Público-alvo: Professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental bilíngue e demais interessados
Objetivo: Construir uma base teórica que sustente as práticas de alfabetização e letramento propostas a crianças bilíngues com vistas à formação de um usuário competente das línguas na comunicação oral e escrita

Conteúdo: Conceitos de bilinguismo e educação bilíngue; modelos de educação bilíngue presentes no Brasil; conceitos de letramento e alfabetização; o processo de alfabetização em uma perspectiva sócio-construtivista; formação de leitores e de escritores; ensino-aprendizagem de segunda língua: múltiplas perspectivas; análise de situações didáticas em contextos bilíngues; construção coletiva de princípios sobre alfabetização de crianças bilíngues; proposição de alternativas de trabalho na educação bilíngüe que contemplem a formação cultural e o acesso à leitura e à escrita pela criança
Professores: Selma de Assis Moura

Pedagoga, mestre em Linguagem e Educação pela USP, tem atuado como professora, coordenadora pedagógica e assessora em escolas bilíngües
Período: 3, 10 e 24 de fevereiro; 3, 10, 17, 24 e 31 de março; 7 e 14 de abril (quartas-feiras), das 19h às 22h
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 30
Preço: sindicalizados – R$ 183,00 – não-sindicalizados – R$ 366,00